Dicas

#Dicas do Beco: Livros Cervejeiros

Cerveja é também conhecimento, é ciência e é cultura. É um enorme prazer aprender mais sobre este líquido sagrado, sobre suas histórias e como fazê-lo! E para ajudar os ávidos por conhecimento, vamos dar dicas de alguns livros.:

1. How to Brew do John Palmer: o maior clássico para os cervejeiros caseiros, é um livro repleto de conhecimento, técnicas e informações importantes que elevarão o nível da sua cerveja. É altamente recomendado desde o iniciante até mesmo para cervejeiros já experientes, todos com certeza se beneficiarão pelo menos um pouco da leitura deste clássico. Quer saber como fazer cerveja, ou como melhorar (e muito) sua produção? Então comece por aqui.

2. A Mesa do Mestre-Cervejeiro do Garrett Oliver: uma das poucas boas opções em português, escrito pelo mestre cervejeiro da Brooklyn é uma viagem fascinante pela história da cerveja com a gastronomia. Repleto de boas informações e com uma didática cativante, o livro vai te encantar e ensinar muito sobre a cultura cervejeira artesanal, e com deliciosas dicas de harmonização!

3. The Beer Bible de Jeff Alworth: outro clássico que conta a história da cerveja, conta a origem e os detalhes dos estilos mais famosos do mundo e de outros nem tão famosos ou até mesmo extintos. Aprenda mais sobre o surgimento dos estilos, a evolução deles e o que entendemos sobre cada um deles hoje em dia numa leitura agradável e prazerosa.

4. Designing Great Beers de Ray Daniels: outro clássico absoluto para o cervejeiro caseiro, mas não só. Diversos estilos clássicos tem sua história, sua origem e técnicas de produção revisados e expostos aqui de forma clara. A leitura deste livro vai trazer um melhor entendimento dos estilos clássicos, tanto de uma perspectiva histórica, quanto sensorial e prática.

Existem muitos livros excelentes, selecionamos quatro que nos ajudaram muito em nosso início. Infelizmente a grande maioria da bibliografia de qualidade é apenas disponivel em inglês, mas o crescente interesse dos cervejeiros brasileiros por conhecimento tem feito aparecer cada vez mais traduções, como a recentemente lançada “Radical Brewing” pela editora especializada em livros de cerveja, Krater.

Gostaram das dicas? Então boas leituras!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *