Estilo Falando de cerveja

Um pouco sobre o Diabo de Cerveja

A cerveja Duvel é um dos maiores ícones da cerveja, seu nome deriva da palavra flamenca para diabo (Duivel), uma das lendas diz que o nome surgiu de um trabalhador da cervejaria que ao experimentar uma versão teste da cerveja a chamou de “diabo de cerveja” [1].

E não há no mundo da cerveja par mais clássico que uma Duvel e seu copo, e que par!

Desenvolvido no fim dos anos 1960 o copo da Duvel se tornou um marco. Foi o primeiro copo em formato de tulipa feito para cervejas, além disso seu design é todo pensado para valorizar a cerveja e seu marcante colarinho. O tamanho é pensado para conter os 330ml da garrafa e a farta espuma que se forma e é tão valorizada. O formato esférico ajuda na liberação de aromas e sabores enquanto o gargalo mais estreito ajuda na retenção dos mesmo. O cuidado com os detalhes é tanto, que no fundo do copo tem um D grafado em ranhuras a lazer no vidro que faz com que a cerveja fique liberando CO2 o tempo todo ajudando na retenção da espuma, incrível!

E a cerveja? Considerada a primeira Strong Golden Ale é uma obra prima de 8,5% de ABV imperceptíveis, é clara, com uma carbonatação e formação de espuma intensas. No nariz traz uma complexidade de frutas brancas como maçã e pera, sutil cítricidade e fenólico de pimentas pretas no fim ainda sentimos um pouco de malte, de biscoito… bastante complexa, não? O corpo médio-baixo e alta atenuação (i.e. as leveduras comeram quase todo açúcar) deixam a cerveja mais “digestível” como diriam os belgas, o amargor é médio-baixo e termina seca e complexa como começou… E só depois de um tempo que percebemos um muito sutil aquecimento alcoólico entregando um pouco da potência da cerveja!

O formato do copo e a cerveja são um clássico! Os desenhos neste copo são novos, porém o modelo é o mesmo desde fins de 1960! Saúde!

 

Fonte:

[1] Stan Hieronymus, “Brew Like a Monk” , Brewers Publication, 2005.

1 thought on “Um pouco sobre o Diabo de Cerveja”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *