Dicas

Novos lúpulos que você precisa ter!

Ninguém duvida que todo Cervejeiro ama lúpulo e ama experimentar novos lúpulos.

Como todo bom Cervejeiro nós também somos Hopheads e queremos ajudar outros a ter novas experiências com esta flor que tanto amamos. Para isso trouxemos algumas variedades novas ou menos conhecidas do público, mas que tem gerado grande alvoroço em círculos Cervejeiros pelo mundo.

Vindo de fora das famosas regiões produtoras, a nova variedade Barbe Rouge da região de Alsácia na França tem causado curiosidade com suas notas notas de frutas vermelhas, principalmente morango, além de trazer sugestões de goma de mascar, floral, cítrico de toranja (grapefruit) e lima, principalmente quando usado para Dry Hopping. Esta nova variedade ainda é rara no mercado, mas mostra-se bastante promissora, com potencial de criar novas e inusitadas experiências. Quem não gosta disso? A Safra 2017 apresenta 9,5% de Alfa ácidos.

Dá já consagrada Austrália, trouxemos o Ella, a meia-irmã (lúpulo é flor da planta fêmea) do Galaxy que não veio para menos do que a irmã mais famosa. Tem altos índices de alfa ácidos mas ela brilha no aroma, com intensas notas de toranja, frutas tropicais, como maracujá, até mesmo anis estrelado pode ser detectado. Use sem medo em suas IPAs ou deixe a imaginação fluir. A Safra 2018 apresenta 15,2% de alfa ácidos e 1,7ml/100g de óleos.

Do novo mundo também vem o Enigma, cujo nome já descreve o que esperar deste lúpulo! Nas palavras dos próprios produtores: “descritores tópicos não funcionam bem para o Enigma. Nossa seção formal de testes nos deu termos interessantes como ‘Pinot gris’ (uma variedade de uva), framboesa, groselha, até mesmo melão e leve frutas tropicais. Nós não sentimos que nenhum destes termos são realmente adequados, mas nós sabemos que seus aromas e sabores são irresistivelmente atraentes” (1). Não é mesmo um Enigma? Que tal experimentá-lo? A Safra 2017 apresenta 15,9% de alfa ácidos.

Sabemos que nos EUA o surgimento de novas variedades é uma constante e atento a isto trouxemos os novíssimos BRU-1 e Experimental-472.

Direto do Vale do Yakima, o BRU-1 reflete o que de melhor tem surgido em lúpulos de aroma nos EUA. É uma variedade de alto teor de alfa ácidos, podendo ser usado também para amargor, mas sua vocação é o aroma, com intensas notas cítricas e também abacaxi, frutas de caroço, como pêssego e final condimentado. A Safra 2017 apresenta 15,7% de Alfa ácidos e 1,7ml/100g de óleos.

Além do BRU-1 temos outra variedade experimental do Vale do Yakima, o Experimental-472. Enquanto o BRU-1 reflete o que de melhor os lúpulos cítricos americanos tem, o Experimental-472 (também conhecido como HBC-472) mostra toda a versatilidade que o lúpulo tem, e como este ingrediente pode surpreender e ter a mais ampla variedade de sabores e aromas. Trazendo notas amadeiradas, de côco e Bourbon (Whisky típico americano, de milho) simulando por exemplo, as notas de cerveja envelhecida em barris de carvalho. O Experimental-472 muda tudo o que você conhece sobre aromas e sabores de lúpulo, desafie-se. A Safra 2017 apresenta 9,9% de alfa ácidos e 1,4ml/100g de óleos.

Esses são apenas alguns dos lúpulos que você encontra no Beco do Malte. Experimente e conheça novas experiências e conte conosco para isso! Saúde.

(1) http://www.hops.com.au/project/enigma/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *